Configurar Remessa Bancária

15:29 0 Comments


A remessa bancária é um arquivo texto que obedece aos layouts FEBRABAN e/ou CNAB padronizado pelo banco que você utiliza e contém toda a cobrança a ser realizada pela sua empresa. De forma geral, o arquivo de remessa é utilizado na cobrança do tipo registrada.

Os títulos a serem cobrados são enviadas previamente ao banco para a prestação de serviços adicionais, como: Impressão e postagem de boletos, protesto, controle do recebimento da fatura, etc.
Alguns bancos possuem o padrão CNAB 400 e outros FEBRABAN 240 e outros possuem os dois. o ERPNOW trabalha apenas com o padrão de 400 posições.

Para configurar a remessa bancária para sua empresa no ERPNOW, siga os seguintes passos:


1. Cadastro da Conta Bancária


Para configurar sua conta bancária, acesso o menu Cadastros Básicos / Financeiro / Conta Bancária:



Configure o banco e os números de conta e agência:



2. Configurar Boleto e Remessa Bancária


Depois de cadastrar os dados de sua conta, é hora de configurar a emissão do boleto e do arquivo de remessa. Para isso, clique no botão "Config. Boleto" da conta bancária desejada:



O primeiro item a ser configurado é o tipo de cobrança:



Para cobrança sem registro, basta configurar os textos que serão impressos no boleto. Já para a cobrança registrada, precisamos cadastrar algumas informações importantes para a cobrança, como número sequencial do arquivo, nome do arquivo, se deve protestar automaticamente, etc (solicite essas informações com seu gerente):



Note que nas Instruções de Caixa, podemos configurar dois "coringas": JUROS e MULTA. Esses coringas servem para o sistema entender que deve trocar essas palavras pelos valores de juros e multa do boleto (os cálculo são feitos automaticamente):

Depois de tudo configurado, é só salvar as informações.


3. Gerar a Remessa Bancária


Depois que configurou a conta e os dados da remessa, podemos gerar os arquivos para enviarmos ao banco. Para a criação dos arquivos, o ERPNOW busca os títulos cadastrados no módulo Financeiro / Contas a Receber.

A geração do arquivo é feita através do menu Financeiro / Remessa Bancária:



Escolha o banco que deseja gerar o arquivo (e outros filtros que desejar). Selecione os títulos que deseja enviar e clique no botão "Gerar Arquivo":




Após o processamento, o arquivo é gerado. Basta salvá-lo em seu computador e posteriormente enviar ao banco através do Internet Banking:






Importante: antes de enviar os boletos para seus clientes, peça para seu gerente validar as informações bancárias (agência, conta, etc). Nunca envie uma cobrança sem antes fazer essa homologação!





0 comentários: