Integrando as oportunidades de negócio via API no ERPNOW
O ERPNOW é um software de gestão online completo para seu negócio, mas pode ficar ainda melhor quando integrado a outras fontes de dados, como por exemplo o site de sua empresa.
Essa integração permite coletar as oportunidades de negócio (leads) geradas por um formulário externo e automaticamente cadastrá-las dentro do ERPNOW no módulo de oportunidades.
A integração funciona da seguinte forma:
Para integrar o ERPNOW com seu site, você deve adicionar algumas tags HTML na página que deseja fazer a integração. Caso a oportunidade já exista em sua conta do sistema, será inserido um novo registro no histórico (log) da oportunidade. Se ainda não existir, será criada uma nova oportunidade.
URL para envio dos dados
POST para a URL http://api.erpnow.com.br/1.0/oportunidade.aspx
Campos disponíveis para integração
Os campos disponíveis para integração com o ERPNOW estão listados abaixo. Fique atento para os três primeiros campos que são obrigatórios:
- token_erpnow: (obrigatório) Token da sua conta do ERPNOW. Você deve utilizar a sequência de caracteres encontrada na sua conta do sistema (menu Mais / Integração API).
- redirect_to: (obrigatório) Esse campo serve para indicar a url que devemos enviar o cliente após a conversão. Ex:http://www.seusite.com.br/obrigado.html
- email: (obrigatório) Email do cliente
- identificador: Utilizado para identificar o evento de entrada do Lead no ERPNOW. Ex: form-contato, solicitacao-demo, pedido-de-trial, form-site, etc
- nome_contato: Nome da pessoa de contato
- empresa: Nome da empresa
- cnpj_cpf: CNPJ ou CPF do lead
- endereco: Endereço do lead
- numero: Número do endereço do lead
- complemento: Complemento de endereço do lead
- bairro: Bairro do lead
- cidade: Cidade do lead
- estado: Estado (UF) do lead. Ex: SP, RJ, etc.
- cep: CEP do lead
- fone: Telefone do lead
- fone2: Segundo telefone do lead
- cargo: Cargo que o lead ocupa onde trabalha. Ex: diretor, vendedor, estagiário, etc
- prev_fechamento: Data de previsão para fechamento do negócio. Você deve utilizar o formato: dd/mm/aaaa. Ex: 31/01/2015
- vendedor: Nome do vendedor que é dono do lead. Esse campo deve ser idêntico ao apelido do usuário cadastrado no ERPNOW. Caso não seja possível encontrar o usuário no ERPNOW, esse campo será ignorado. Ex: JOAO, MARIA, SILVIO
- campanha: Nome da campanha de marketing que trouxe o lead até o site. Ex: CUPOM_50, PROMOCAO_NATAL, etc
- valor_previsto: Valor previsto para esse negócio. Você deve utilizar o formato 0.000,00 (separador de milhar com ponto e separador de centavos com vírgula). Ex: 1.000,00
- porc_confianca: Indica o grau de confiança desse lead fechar negócio com a sua empresa. Deve ser um valor de 0 a 100 (do tipo inteiro, sem casas decimais). Se o valor informado não estiver nesse intervalo, será ignorado
- etapa: Indica em qual etapa do seu funil de vendas o lead deve ser cadastrado. O nome deve ser exatamente igual ao cadastrado no ERPNOW (menu Cadastros Básicos / CRM / Etapas Oportunidade). Ex: PROSPECCAO, CONTATO, etc
- origem: Indica como esse lead chegou até o seu site. Ex: GOOGLE, FACEBOOK, etc
- obs: Campo de texto livre. Tamanho máximo: 1.000 caracteres
Exemplo do código para integração
HTML Puro:
<html>
<head>
<title>Formulário</title>
<meta http-equiv="Content-Language" content="pt-br" />
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=ISO-8859-1" />
</head>
<body>
<form action="http://api.erpnow.com.br/1.0/oportunidade.aspx" method="post" name="form1" >
<input type='hidden' name='token_erpnow' value='COLOQUE_AQUI_SEU_TOKEN' />
<input type='hidden' name='identificador' value='form-contato-site' />
<input type='hidden' name='redirect_to' value='http://www.seusite.com.br/obrigado.html' />
<input type='hidden' name='etapa' value='PESQUISA' />
Nome: <input type="text" value="Heber" name="nome_contato" /><br />
Empresa: <input type="text" value="RDZ Sistemas" name="empresa" /><br />
CNPJ/CPF: <input type="text" value="00.458.416/0001-58" name="cnpj_cpf" /><br />
Email: <input type="text" value="cliente@gmail.com" name="email" /><br />
Cargo: <input name="cargo" type="radio" value="Gerente" /> Gerente
<input name="cargo" type="radio" value="Vendedor" checked /> Vendedor
<input name="cargo" type="radio" value="Diretor" /> Diretor<br />
Cidade: <input type="text" value="São Paulo" name="cidade" /><br />
Estado: <select name="estado">
<option>SP</option>
<option>MG</option>
<option>RJ</option>
</select><br />
Data Prevista: <input type="text" value="18/07/2015" name="prev_fechamento" /><br />
Valor: <input type="text" value="5.200,00" name="valor_previsto" /><br />
% Confiança: <input type="text" value="40" name="porc_confianca" /><br />
Obs: <input type="text" value="Ligar após as 18hs" name="obs" /><br />
<br />
<input type="submit" value="Enviar Dados" />
</form>
</body>
</html>
Tratamento de erros na integração
Ao enviar o post para a API, podem ocorrer erros. Como por exemplo, não informar um token_erpnow válido, etc. Para esses casos, ao invés de redirecionar o lead para a página de agradecimento (parâmetro redirect_to descrito acima) será exibido a mensagem de erro como retorno da página. Ex:
Estou tendo problema com o charset. Quando a empresa manda seu nome com acentos (`´~ ou Ç), o cadastro do nome da empresa fica com caracteres estranhos. Alguém sabe me dizer como arrumar isto?
ResponderExcluir