Funil de Vendas
O funil de vendas é uma metodologia muito eficiente utilizada pelas melhores equipes de vendas do mundo! Com ela, você sempre terá uma visão geral das etapas de cada uma de suas oportunidades de negócio dentro do nosso CRM Online.
Etapas do Funil de Venda
Para configurar o funil, precisamos primeiramente configurar as etapas que uma oportunidade de negócio deve percorrer. Isso é feito através do menu Cadastros Básicos / CRM / Etapas Oportunidade:
Nessa tela podemos cadastrar cada uma das etapas e a ordem que elas devem ser percorridas. Como cada empresa possui um fluxo de trabalho específico, o ERPNOW permite a configuração do funil de acordo com a necessidade de cada um. Em nosso exemplo, cadastramos as seguintes etapas:
1) Prospecção: é a etapa em que nenhum contato foi realizado ainda. A oportunidade foi apenas cadastrada manualmente, através de um formulário em seu site ou importada de uma planilha.
2) Pesquisa: antes de realizar o primeiro contato, é importante pesquisar um pouco sobre esse cliente que você está prestes a ligar. Através do site dele e das redes sociais é possível encontrar informações valiosas e importantes antes do contato.
3) Contato: é a etapa onde o primeiro contato é realizado e os vendedores conseguem entender melhor a necessidade do cliente.
4) Proposta: nessa etapa estão os clientes que receberam uma proposta comercial de sua equipe de vendas.
5) Negociação: após o envio da proposta, é hora de fazer um follow-up e tentar fechar o negócio. Essa etapa final do nosso funil possui as oportunidades que estão em negociação para conversão do negócio.
Funil de Vendas
Após configurar as etapas, é hora de dar uma olhada em nosso funil de vendas. Para isso, acesso o menu CRM / Oportunidades. Clique no botão de exibição pipeline:
O funil de vendas é exibido conforme a sequencia que cadastramos, separando em colunas as etapas desde a prospecção até a negociação.
Para mudar uma oportunidade para a próxima etapa, basta arrastar e soltar:
Se quiser visualizar todos os detalhes da oportunidade, clique sobre o nome do contato:
Cada uma das oportunidades recebe um círculo de cores diferentes. Essas cores representam, de forma visual, a situação de momento do negócio. Outro fator importante é o tamanho de cada círculo, que indica o valor da oportunidade em relação as demais.
- Agendada para hoje: a oportunidade possui uma ação (follow-up, etc) agendado para hoje.
- Sem tarefa agendada: essa oportunidade não possui nenhum contato / ação agendada. Nunca devemos ter oportunidades em amarelo. O ideal é sempre ter alguma ação relacionada.
- Tarefa atrasada: a oportunidade possui uma ação agendada e essa ação está atrasada.
- Tarefa no futuro: são todas as oportunidades que possuem ação agendada com data superior a hoje.
Para mais detalhes sobre o funil de venda, acesse esse link aqui.
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