Contas a Receber

19:28 0 Comments


O controle de contas a receber tem o objetivo de gerenciar todas as receitas que sua empresa tem para receber. Os lançamentos desse módulo, também chamados de títulos a receber, podem ser cadastrados manualmente pelos usuários do sistema ou podem ser gerados automaticamente pelos módulos de vendas, controle de chamados, etc.

Para acessar suas receitas, acesse o menu Financeiro /  Receitas:


A seguinte tela será aberta:


Filtro: na parte superior temos o filtro dos dados, local onde os usuário podem fazer as buscas pelas receitas de um determinado período, de um determinado banco, status, etc.

Botão de Ação: a tela possui alguns botões que servem para os usuário cadastrarem novos títulos, excluir títulos cadastrados, imprimir boletos e comprovantes de pagamento.

Detalhar Dados: ao clicar nesses links, o sistema abre uma tela e exibe os detalhes do título clicado.

Link de Ação: serve para baixar os títulos em aberto (marcar como pago) ou estornar os títulos pagos (marcar como aberto).


Botão de Ação

Na tela de receitas, temos os botões que são usados para diferentes ações:


Nova Receita: serve cada cadastrar uma ou mais receitas manualmente.
Excluir Receita: utilizado para apagar uma receita cadastrada.
Imprimir Boleto: após selecionar uma receita cadastrada, clique nesse botão para imprimir ou enviar o boleto por email para seu cliente (mais detalhes abaixo).
Imprimir Recibo: selecione a receita desejada e imprima um recibo de pagamento (mais detalhes abaixo).


Cadastrar ou Alterar uma Receita


Ao clicar no botão "Nova Receita" ou no Link para detalhar os dados de uma receita cadastrada, a tela de detalhes do título será aberta.



Nessa tela, temos as seguintes informações:

Descrição Receita: informe aqui um descritivo do que se trata esse título. Ex: "Pagamento de Cliente", "Recebimento do Contrato X", etc.

Cliente: informe aqui qual é o seu cliente que deve pagar esse título .

Valor: valor total do título.

Num. Documento: para melhor organizar seu financeiro, informe nesse campo uma numeração de referência para essa receita. Pode ser o número da nota que você emitiu, o número do recibo ou qualquer outra numeração interna de sua empresa.

Vencimento: data de vencimento desse título.

Competência: essa data é utilizada nos relatórios gerenciais. Serve para indicar qual dia essa receita deve ser atribuída. Por exemplo, uma venda que foi feita no dia 31/01 com vencimento para 7 dias, ou seja, a data de vencimento seria 07/02. Com a data de competência, você decide se deve contar essa venda em janeiro ou fevereiro.

Conta Bancária: conta bancária que será usada para receber esse título.

Conta Financeira: indica o que está sendo pago pelo seu cliente (ex: contrato, venda avulsa, etc). Essa informação é utilizada futuramente nos relatórios financeiros.

Situação: indica se o título está aberto ou pago (status).

Observações: você pode cadastrar qualquer observação relevante a esse título. Essa informação é interna, não sai impressa no boleto e seu cliente não tem acesso.

Centro de Lucro: indica qual setor da empresa é responsável por essa receita. Esse campo geralmente é usado para indicar algum projeto específico. Por exemplo, digamos que sua empresa tenha um projeto para implantação de um sistema de segurança em uma grande empresa. Todos os pagamentos dessa empresa para você (e também suas despesas) podem ser atribuídos ao centro de custo "Projeto Segurança". Assim, fica fácil avaliar a rentabilidade de cada projeto.

Arquivos Anexos: anexe quantos arquivos quiser a seus lançamentos. As empresas geralmente anexam os comprovantes de pagamento ou cópias do contrato de venda.


Lançamentos Recorrentes

Em alguns casos, uma mesma receita pode ser cadastrada de forma antecipada com uma certa periodicidade regular. Por exemplo, uma conta a receber que tem vencimento todo dia 10 e será recebida nos próximos 12 meses.

O ERPNOW possibilita o cadastramento desses 12 lançamentos de uma única vez. Para isso, na tela de cadastramento do título, selecione a opção "Repetir o lançamento" e escolha a periodicidade (mensal, semestral, etc):




Anexar Arquivos aos Lançamentos

Ao cadastrar ou alterar uma receita, é possível anexar arquivos a esse lançamento, como comprovantes, etc. Para isso, clique no botão "Anexar Arquivo", escolha o arquivo em seu computador, digite uma descrição para o arquivo e clique em "Salvar":



Marcar uma Receita como Paga

Para marcar uma receita como paga (também conhecido como baixar uma receita), utilize o link de ação localizado do lado direto da tela de receitas. Clique sobre a opção "Receber":


A tela de baixa será aberta. Escolha o tipo de pagamento (boleto, cheque, etc) e informe o valor pago.
Se o valor pago for menor que o valor original do título, o sistema automaticamente calcula a diferença como um desconto. Se o valor for maior que o original, a diferença é entendida como juros.
Clique em confirmar para baixar a receita:



Cancelar um Pagamento Realizado

Para voltar o status de uma receita de "pago" para "aberto" (também conhecido como estornar o pagamento), utilize o link de ação localizado do lado direto da tela de receitas. Clique sobre a opção "Estornar":



A tela de confirmação será exibida. Para finalizar, clique no botão "Confirmar".



Impressão de Boletos

Depois de configurar as contas bancárias de sua empresa no sistema, selecione o título desejado e clique no botão "Imprimir Boleto". Passe o mouse sobre o boleto para aparecer o menu de impressão na parte superior da tela. Nesse menu é possível imprimir o boleto ou enviar por email.




Impressão de Recibos

A qualquer momento é possível imprimir um recibo de pagamento para seus títulos. Selecione o título desejado e clique no botão "Imprimir Recibo":


Esse artigo ofereceu ajuda? Deixe seu comentário ou dúvida!



0 comentários: